O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu, no início de junho de 2023, a primeira pensão por morte urbana de forma automática a um viúvo de 79 anos que reside em Solânea (PB). Ele deu entrada no requerimento pelo aplicativo ‘Meu INSS’. O benefício aguardava há 10 dias para ser analisado, então o sistema retirou do estoque e concedeu.
O reconhecimento automático da pensão por morte do INSS é um processo que visa agilizar a concessão desse benefício aos beneficiários. Com a implementação do reconhecimento automático, o INSS passa a utilizar dados e informações disponíveis em suas bases internas para identificar os dependentes elegíveis ao benefício e iniciar automaticamente o processo de concessão. Dessa forma, análise do benefício é concluída mais rapidamente.
Como funciona o reconhecimento automático?
A pensão por morte urbana é o benefício para os dependentes do segurado da área urbana que falecer, aposentado ou não. Com a novidade, a análise do requerimento torna-se otimizado, mais assertivo e que permite a decisão automática pelos sistemas do INSS.
Como pedir o benefício?
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
- Documentação em comum para todos os casos
Documentação Obrigatória:
- Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Se for solicitada:
- Documentos para comprovar o tempo de contribuição;
- Documentos para comprovar os (as) dependentes.
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.