Nessa última quarta-feira, dia 09 de agosto, a comissão da RIAAM que está em Brasília, participou do Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e da Audiência Pública sobre ” A Educação de Pessoas Idosas e a transformação do Programa de Educação Jovem e Adulto (EJA) em Educação Jovem, Adulto e Pessoa Idosa (EJAPI) “
A Frente Parlamentar tem o objetivo de ampliar o debate acerca da Previdência Social Pública e sobre as estratégias para o seu fortalecimento.
O senador Paulo Paim, presidente da Frente Parlamentar, abriu a solenidade reforçando a importância do sistema previdenciário e criticando o desmonte vivenciado nos últimos seis anos. “A Previdência foi alvo de um projeto perverso de sucateamento. Estamos no momento de reconstrução do país”, disse em seu discurso.
Comissão debate acolhimento da pessoa idosa no sistema educacional
No período da tarde, a comissão RIAAM participou da audiência pública avaliando a reestruturação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender melhor a população idosa, inclusive transformando o programa em Educação Jovem, Adulto e Pessoa Idosa (Ejapi).
O secretário nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, inicia sua fala informando: ”no Brasil temos em torno de 60% de analfabetismo na população idosa e a outra parte da população idosa, tem em média 4 anos de escolaridade, ou seja, estamos falando de um momento onde o assunto digitalização, redes sociais, inclusão digital é muito importante e ao mesmo tempo temos um grupo que ainda precisa começar a entender o que está acontecendo e essas pessoas nem sempre estão nos grandes centros onde tem maior facilidade a esse tipo de conhecimento e precisamos urgentemente colocar a pauta do analfabetismo da pessoa idosa na agenda política.”