5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre a necessidade de utilização correta dos medicamentos, conforme a orientação de profissionais de saúde. Nesta data, as autoridades sanitárias também chamam a atenção para os riscos da automedicação. A mobilização em torno do tema conta com o apoio da Anvisa.
Abaixo, demonstraremos diversos hábitos incorretos sobre como armazenar e organizar seus medicamentos e daremos algumas dicas simples para fazer da maneira adequada.
1. Organize seus medicamentos
Evite usar organizadores de comprimidos, aqueles que você precisa tirar o comprimido da embalagem original para colocar dentro.
- Tirar o comprimido da embalagem original aumenta as chances de contaminação com micro-organismos externos e da sua mão, por mais que sua mão esteja limpa.
- Alguns comprimidos não podem entrar em contato com a luz (aqueles com cartelas foscas ou prateadas) ou até com o ar, quando você tira o comprimido da cartela original para colocar no seu organizador, ele entrará em contato com a luz ou o ar, o que poderá fazer com que seu princípio ativo seja degradado com facilidade e possa vir a perder ou diminuir o seu efeito. Ao manter o medicamento em sua embalagem original você garante a sua qualidade.
Uma alternativa para armazenar medicamentos é retirar a cartela da caixa e transferi-la para um nécessaire ou bolsa. Outra opção é recortar os comprimidos da cartela e mantê-los na embalagem original, ocupando o menor espaço possível até o momento de tomá-lo.
2. Planeje-se para tomar o medicamento
- Sempre veja qual a melhor forma para que você se lembre de tomar o medicamento, e se tomar mais de um medicamento organize-se, como por exemplo um lembrete na geladeira ou no celular.
- Sempre quando for tomar seu medicamento, verifique na embalagem, nome do medicamento, dose, data de validade;
- Nunca tome medicamento com a data de validade vencida;
- Lave as mãos antes de tomar o medicamento;
- Procure orientações com o farmacêutico/médico sobre o melhor horário para tomar o medicamento: em jejum, antes, durante ou após as refeições.
3. Armazene seus medicamentos corretamente
- Guarde os medicamentos protegidos de luz, calor e umidade e em locais onde crianças e animais não alcancem;
- Não guarde os medicamentos na cozinha nem no banheiro, devido a alterações químicas que podem ser causadas devido às oscilações de temperatura;
- Fique atento aos medicamentos que precisam ser armazenados na geladeira e não os guarde na porta da geladeira.
4. Seja transparente com seu médico
Sempre avise o seu médico sobre todos os medicamentos que faz uso continuo antes de ele prescrever outro. Os medicamentos podem interagir um com outro e isso pode trazer sérios danos à saúde.
Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde