Voa Brasil: Passagens de até R$200 para aposentados

O Governo Federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), anunciou a primeira fase do programa Voa Brasil, que promete revolucionar o acesso ao transporte aéreo para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir deste programa, aposentados que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses poderão se beneficiar de até dois bilhetes aéreos anuais, sem restrição de faixa de renda.

Detalhes do Programa

O Brasil possui mais de 23 milhões de aposentados, e todos eles são elegíveis para participar do Voa Brasil, desde que não tenham viajado de avião no último ano. As passagens, com valor máximo de R$ 200 por trecho, estarão disponíveis tanto para períodos de alta quanto de baixa temporada, sujeito à disponibilidade de assentos nas companhias aéreas. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que as companhias aéreas comprometeram-se a disponibilizar três milhões de passagens ao longo dos próximos 12 meses.

Como Participar

Para participar do Voa Brasil, é necessário ter uma conta no site oficial do governo (Gov.Br) com nível de segurança prata ou ouro. Caso a conta esteja no nível bronze, será preciso elevá-la para um dos níveis superiores. Os interessados deverão acessar a plataforma do programa ou os sites das companhias aéreas, onde encontrarão um link para se inscrever no Voa Brasil. O sistema verificará automaticamente se o comprador atende aos requisitos e, se aprovado, o pagamento será realizado diretamente à empresa aérea.

Atenção a Golpes

Devido à potencial popularidade do programa, há relatos de golpes. O governo alerta que o Voa Brasil ainda não está operante e que não está realizando cadastros ou solicitando pagamentos. Caso receba alguma comunicação pedindo depósito em dinheiro para participar, denuncie imediatamente através dos seguintes canais: