Na última segunda-feira, 26 de agosto, os diretores da RIAAM Minas, Sr. Jorge Vieira Lara e Sra. Maria Dulcineia Dias Cardoso, reuniram-se com o Sr. Valter de Paula. Sr. Valter de Paula, ex-policial penal e atual motorista de aplicativo, é uma pessoa com deficiência física que enfrentou severas consequências da COVID-19, resultando em uma amputação transtibial do pé esquerdo devido a uma trombose venosa profunda.
Motivado por suas próprias experiências e desafios, Sr. Valter de Paula tem o objetivo de representar pessoas com deficiência e outras minorias, além de lutar pela melhoria da saúde pública e pela valorização dos profissionais de segurança pública e educação.
Durante a reunião, foi discutido o cenário preocupante da assistência às pessoas com deficiência, uma área que, infelizmente, ainda está muito defasada. A RIAAM Minas, por meio do Projeto Antônia Maria, tem constatado uma crescente demanda por aparelhos ortopédicos, com muitos indivíduos enfrentando dificuldades financeiras para adquirir ou alugar esses equipamentos. Apesar dos esforços para atender o maior número possível de pessoas, a demanda ainda supera nossa capacidade.
Nesse encontro, ficou evidente que há um potencial significativo para unir forças na luta em prol dos idosos, aposentados e pessoas com deficiência, com o objetivo de promover maior mobilidade e independência para todos. A parceria entre a RIAAM Minas e o Sr. Valter de Paula pode ser um importante passo para fortalecer o apoio a essas causas tão essenciais e ampliar o crescimento do Projeto Antônia Maria, com a possibilidade do Sr. Valter de Paula assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2025.