No dia 31 de janeiro de 2025, a Defensoria Pública de Minas Gerais promoveu um encontro significativo com o tema “Roda de Conversa: Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI)” e teve como objetivo discutir os direitos dos idosos institucionalizados e as condições de acolhimento nessas instituições.
O evento, contou com a participação da Defensora-Geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias e dos defensores públicos da Especializada na Pessoa Idosa Fernanda Fernandes, Luiz Renato Braga e do assessor Rane Salin; da mesa diretora Conselho Municipal da Pessoa Idosa de BH representada pela presidente Eliane Pires Agostinho; de profissionais da área da saúde e do direito; e representantes de algumas Instituições de Longa Permanência. Representando a RIAAM MINAS participaram do encontro a Diretora Maria Dulcineia Dias e a Assessora Jurídica Cristiane Vilela.
Durante o encontro, diversos aspectos da ILPI foram abordados, incluindo os desafios enfrentados pelos idosos em situação de vulnerabilidade, as políticas públicas voltadas para o cuidado e as melhorias necessárias nas condições de vida e atendimento nas instituições de longa permanência. A roda de conversa foi um espaço de troca de experiências, onde foi possível refletir sobre a importância de assegurar o direito à dignidade, ao cuidado adequado e ao respeito à autonomia dos idosos, principalmente aqueles que dependem do acolhimento institucional.
Os participantes também discutiram as ações da Defensoria Pública no acompanhamento das ILPIs, buscando sempre a promoção de um atendimento humanizado e que respeite os direitos constitucionais dos idosos. A roda de conversa se revelou um momento enriquecedor para ampliar a compreensão sobre as necessidades dessa população e as medidas necessárias para garantir o cumprimento de seus direitos.
O encontro representou mais um passo na construção de uma sociedade mais justa e atenta às necessidades da pessoa idosa, reforçando a importância do diálogo e da ação colaborativa entre diferentes setores para a melhoria das políticas públicas e das condições de vida dos idosos em Minas Gerais.