Fevereiro é um mês dedicado à conscientização sobre quatro questões de saúde: Lúpus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. Apesar de atingir um número significativo da população, muitas pessoas ainda não entendem as dificuldades vividas diariamente pelos pacientes portadores dessas doenças graves.
Fevereiro Roxo
O Fevereiro Roxo foi criado em 2014 para aumentar a conscientização sobre três condições de saúde: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. A campanha, apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), tem como objetivo informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e proporcionar apoio às pessoas afetadas por essas doenças.
Ainda que tenham diferentes sintomas e tratamentos, as três doenças têm uma característica em comum: o fato de não possuírem cura. E é por isso que o Fevereiro Roxo enfatiza tanto a importância do diagnóstico correto e precoce. Assim, o paciente tem acesso mais rápido a um tratamento eficaz que pode aumentar sua qualidade de vida.
O lema “Se não houver cura, que haja conforto” reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado integral para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
- Lúpus: Doença autoimune que pode causar inflamações em várias partes do corpo. O acompanhamento médico e o manejo dos sintomas são essenciais.
- Fibromialgia: Condição que provoca dor crônica e generalizada. Além de tratamento médico, exercícios, físicos e apoio psicológico são fundamentais.
- Alzheimer: Doença neurodegenerativa que afeta a memória e outras funções cognitivas. A conscientização sobre o cuidado e suporte aos familiares é indispensável.
Fevereiro Laranja
A campanha Fevereiro Laranja foi criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
- Leucemia: Doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, entre 2023 e 2025, o Brasil tenha mais de 11 mil casos de Leucemia por ano.
O objetivo da campanha é promover a conscientização a respeito da doença e incentivar o diagnóstico precoce. A campanha incentiva a doação de medula óssea, de forma simples e que pode salvar vidas. A leucemia, tipo de câncer que afeta o sangue, muitas vezes tem na doação de medula a única chance de cura para os pacientes.
Para ser um doador, basta realizar um cadastro na Fundação Hemominas e coletar uma pequena amostra de sangue.
Clique aqui para maiores informações sobre como doar medula óssea em Minas Gerais. Você pode ser a esperança de vida para alguém!
Fonte: Portal do Gov. , Fundação Hemominas