No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência. A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro.
Os primeiros sinais e sintomas de Alzheimer e demência
Perda de memória que atrapalha a vida diária
Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer, especialmente na fase inicial, é o esquecimento de informações aprendidas recentemente. Além disso, é comum esquecer datas ou eventos importantes, fazer as mesmas perguntas repetidamente e ficar cada vez mais dependente de lembretes e/ou ajuda de familiares.
Dificuldade em completar tarefas familiares
Ter dificuldade em realizar tarefas do dia a dia, como dirigir até um local conhecido, organizar lista de compras ou lembrar regras de um jogo.
Confusão com tempo ou lugar
Pessoas que vivem com Alzheimer podem perder a noção de datas e de tempo. Eles podem ter dificuldade em entender algo se isso não acontecer imediatamente. Às vezes, eles podem esquecer onde estão ou como chegaram lá.
Colocar coisas no lugar errado e perder a capacidade de refazer passos
Uma pessoa que vive com Alzheimer ou outra demência pode colocar coisas em lugares incomuns. Eles podem perder coisas e não conseguir voltar atrás para encontrá-las novamente. Pode acusar outras pessoas de roubar, especialmente à medida que a doença progride.
Mudanças de humor e personalidade
Indivíduos que vivem com Alzheimer ou outra demência podem apresentar alterações de humor e personalidade. Eles podem ficar confusos, desconfiados, deprimidos, medrosos ou ansiosos. Eles podem ficar facilmente chateados em casa, com amigos ou quando estão fora de sua zona de conforto.
O que fazer se você notar esses sinais
Se você notar algum dos sinais de alerta da doença de Alzheimer em você ou em alguém que você conhece, não os ignore. Agende uma consulta com seu médico.
Com a detecção precoce, você pode explorar tratamentos que podem proporcionar algum alívio dos sintomas e ajudá-lo a manter um nível de independência por mais tempo, além de aumentar suas chances de participar de ensaios clínicos de medicamentos.
Fonte: Associação de Alzheimer